Um dos mecanismos de auto manutenção do capitalismo tardio é a incorporação cultural. Esta consiste na capacidade da ideologia predominante em incorporar símbolos culturais de resistência ideológica, sejam estes filmes, livros, movimentos ou até figuras históricas. Durante este processo, a crítica ao capitalismo presente na resistência é branqueada, domesticada e mercantilizada.
Um dos exemplos mais notórios de incorporação é o movimento hippie, que surgiu nos Estados Unidos como um movimento juvenil nos anos 60. Apesar de ser um movimento bastante abrangente, valores como antimilitarismo, ambientalismo, liberdade artística e emancipação sexual estavam presentes em quase todos os seus apoiantes. Esta subcultura atingiu o seu apogeu nos protestos contra o envolvimento militar dos EUA no Vietname.O filme
referido no título trata-se, precisamente, de um caso de tribunal que aconteceu
em Chicago, em 1968, que envolvia 7 arguidos - Abbie Hoffman, Jerry Rubin, David Dellinger, Tom Hayden, Rennie Davis, John Froines e Lee Weiner.
Estes 7 indivíduos foram acusados pelo governo federal americano de conspiração e incitação à violência face ao seu envolvimento em protestos contra a guerra do Vietname.
Uma das figuras centrais no caso, Abbie Hoffman, foi ativista político e fundador do Partido Internacional da Juventude (Youth International Party ou, mais comumente, yippies). Anarquista convicto, defendia a abolição do estado a qualquer custo e dos seus aparelhos ideológicos. Foi uma figura relevante na resistência anticapitalista do movimento hippie.
Isto parece não ser o caso no filme de Aaron Sorkin. O referido ativista é apresentado no filme como alguém descontente não com o status quo em si, mas sim com as pessoas em cargo do sistema. É desta maneira que a atenção é desviada do capitalismo e voltada para os indivíduos. A crítica anticapitalista do verdadeiro Abbie Hoffman perde-se no caminho, é branqueada e incorporada na cultura capitalista.
Uma das falas finais de Abbie Hoffman ilustra perfeitamente o mecanismo aqui em jogo: “I think the institutions of our democracy are wonderful things, that right now are populated by some terrible people".
A resistência é assimilada e, consequentemente, fortalece a ideologia predominante. Ao voltarmos as nossas atenções para os indivíduos no poder esquecemos a raiz do mal - o poder em si.
Estes 7 indivíduos foram acusados pelo governo federal americano de conspiração e incitação à violência face ao seu envolvimento em protestos contra a guerra do Vietname.
Uma das figuras centrais no caso, Abbie Hoffman, foi ativista político e fundador do Partido Internacional da Juventude (Youth International Party ou, mais comumente, yippies). Anarquista convicto, defendia a abolição do estado a qualquer custo e dos seus aparelhos ideológicos. Foi uma figura relevante na resistência anticapitalista do movimento hippie.
Isto parece não ser o caso no filme de Aaron Sorkin. O referido ativista é apresentado no filme como alguém descontente não com o status quo em si, mas sim com as pessoas em cargo do sistema. É desta maneira que a atenção é desviada do capitalismo e voltada para os indivíduos. A crítica anticapitalista do verdadeiro Abbie Hoffman perde-se no caminho, é branqueada e incorporada na cultura capitalista.
Uma das falas finais de Abbie Hoffman ilustra perfeitamente o mecanismo aqui em jogo: “I think the institutions of our democracy are wonderful things, that right now are populated by some terrible people".
A resistência é assimilada e, consequentemente, fortalece a ideologia predominante. Ao voltarmos as nossas atenções para os indivíduos no poder esquecemos a raiz do mal - o poder em si.