Barreiras culturais e Etnocentrismo

    Cada pessoa vive um mesmo momento de forma diferente dependendo de diversos fatores, sendo alguns exemplos destes a idade (num restaurante, uma criança não é atendida da mesma forma que um adulto), o sexo, a altura, a língua falada, entre outros. De entre estes fatores iremos explorar nomeadamente a cultura, que poderá ser considerada uma das principais causas de se sentir esta diferença. Assim sendo, comecemos por definir o conceito de barreira cultural:

"Dificuldades e conflitos causados pelas diferenças culturais e pelas razões por detrás de diferentes costumes, reforço do mal-entendido e do conflito"

    Tomemos como exemplo a seguinte situação:

    Na cultural árabe é muito habitual existir poligamia nas relações amorosas entre homem e mulher, isto é, um homem possuir múltiplas noivas em simultâneo. Esta ideia é muito menos explorada na cultura ocidental, na qual as relações amorosas costumam ser de caráter monogâmico, podendo ser completamente descartada e mal vista a ideia de existirem mais de duas pessoas numa relação.

    Estas diferenças levam a que existam manifestações culturais. Uma forma de manifestação é uma das culturas querer impor os seus costumes sobre a outra, como aconteceu na altura das colonizações europeias na América do século XV, por exemplo. Outro género de manifestação, podendo esta ser também considerada uma revolta, é o BLM (Black Lives Matter), embora esta tenha uma origem étnica e não propriamente cultural, podendo ainda assim ser estabelecida a analogia, na qual é pedido por parte de uma das “culturas” os mesmos direitos que a outra.

    Será o mundo de hoje mais inclusivo de diversas culturas que era há uns séculos atrás? Apesar de muitos debaterem que sim, ainda existem atualmente manifestações causadas por estas diferenças culturais, como foi referido no último exemplo.

    Estas manifestações acontecem sobretudo por causa do etnocentrismo presente em cada um de nós. Devemos então deixar de olhar para outras culturas como “outras”, mas sim perceber e respeitar os seus costumes.

fc53195

“The Trial of the Chicago 7”, resistência e incorporação

  Um dos mecanismos de auto manutenção do capitalismo tardio é a incorporação cultural . Esta consiste na capacidade da ideologia predominan...