Male gaze no quotidiano

A male gaze é um termo que foi primeiramente usado por Laura Mulvey e é maioritariamente conhecido como a teoria da male gaze.

Esta teoria acontece quando, nos media, as mulheres são vistas pelos olhos de um homem heterossexual e são retratadas como objetos passivos do desejo do homem. Assim, a audiência composta por pessoas de géneros diferentes é forçada a interpretar o retrato da mulher pela male gaze.

Esta representação das mulheres nos media afeta diretamente as mesmas no seu dia a dia. Um exemplo é quando uma mulher está constantemente preocupada com a sua aparência, até mesmo quando está sozinha.

Desde pequenas somos ensinadas como uma mulher deve-se comportar e como a sua aparência deve refletir feminilidade e beleza a qualquer momento do dia para ser apreciada e grande parte desta influência vem do cinema, redes sociais, videojogos e de outros meios de comunicação.

Por essa razão, é comum estarmos preocupadas com a forma como as pessoas nos vêm, com a nossa aparência pois vemos frequentemente as mulheres a serem representadas pela male gaze e não uma mulher simplesmente a viver a sua vida.

É importante nos lembrarmos que ninguém deve ao mundo beleza ou qualquer outra razão para ser aceite. É suficiente sermos quem somos e cada detalhe da nossa aparência não tem de ser convertido em beleza.

“The Trial of the Chicago 7”, resistência e incorporação

  Um dos mecanismos de auto manutenção do capitalismo tardio é a incorporação cultural . Esta consiste na capacidade da ideologia predominan...