Natal

    Com o Natal chega um estilo de vida que atinge uma grande parte da população. Não, não estou a falar das grandes superfícies terem de passar as músicas da Mariah Carey a cada 10 minutos; estou a falar do consumismo da população nesta época. Muitas mercadorias que são compradas não têm muito valor de uso, em si, mas são compradas na mesma. Porquê? talvez para os consumidores terem algum senso de realização de que trabalharam muito para poderem comprar esse artigo.

    Nesta época vemos mais anúncios, de várias marcas a promover diversos produtos, alguns deles iguais ou que servem o mesmo propósito, e outros completamente diferentes. Mas qual deles é o melhor? São dadas tantas escolhas que as pessoas nem conseguem pensar bem. Muitas vezes as pessoas acabam por comprar certos produtos só porque eles apareceram num anúncio e nem tentam procurar por outras opções. Espírito natalício. É o que os anúncios desses produtos pretendem mostrar. Estes são os produtos que mostram mais espírito natalício. Não interessa se já é um produto mais antigo, ou não tão eficiente como outros. Simplesmente esse confere mais espírito natalício que os outros.


“The Trial of the Chicago 7”, resistência e incorporação

  Um dos mecanismos de auto manutenção do capitalismo tardio é a incorporação cultural . Esta consiste na capacidade da ideologia predominan...