Na união Europeia, 7.7 por cento das mulheres com idades entre os 25 e os 49 anos vivem sozinhas com os filhos. Na mesma faixa etária, apenas 1.1 por cento dos homens vivem em regime monoparental. Há, portanto, na União Europeia sete vezes mais mulheres em regime monoparental do que homens. Talvez seja por essa razão que a expressão pai solteiro não se encontre sequer no léxico social.
No primeiro ano de faculdade fotografei, para um projeto intitulado de "Solo", mulheres, que, sozinhas, cuidam dos seus filhos. Pois são situações que acompanho de perto, infelizmente. O projeto pretende alertar para esta realidade, retratando mulheres que são "mães e pais ao mesmo tempo", devido a variadas circunstâncias, mas na maior parte dos casos, por ausência de responsabilidade do pai.
Em aula falámos no estudo dos signos, e que o conceito do pai é cultural e a relação com a mãe é natural.
Pena que não haja uma evolução social para que a responsabilidade de educar um ser seja partilhada de igual forma. Existe, uma ausência de figura paternal em muitas famílias portuguesas, devido à forte presença do machismo na nossa sociedade.