Segmentação - O reforço das diferenças

     

    O ser Humano é todo ele diferente, quer seja nas suas características físicas, capacidades sociais e económicas ou mesmo nos seus gostos. Como tal, e com o "avançar" da sociedade ficamos expostos á segmentação. A segmentação resulta da divisão do mercado em grupos mais pequenos. É perceptível no dia a dia, por exemplo, na compra de um menu Happy-Meal no MacDonalds. O menu tem como público-alvo as crianças e como tal inclui um brinde, de modo a incentivar a sua escolha. O brinde difere consoante o sexo da criança que o vai consumir. Tal acontece de forma a alcançar dois tipos de público-alvo, visto que diferentes grupos tem diferentes características. 

    Assim, através do brinde, são reforçadas as diferenças entre indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino, uns recebem uma boneca e outros um carrinho, respetivamente. Este brinde legitima a segmentação, na medida em que provoca gratificação social nos consumidores. Uma criança do sexo masculino ficaria, na maioria dos casos, contente se o seu brinde fosse um carrinho e vice-versa.

    Em suma a segmentação reforça as diferenças existentes entre Humanos, que é legitimada pelos próprios consumidores.

“The Trial of the Chicago 7”, resistência e incorporação

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