Na obra Introdução ao Estudo da Comunicação (Fiske, 1993), a perspetiva de Karl Marx sobre a ideologia é descrita como o meio pelo qual as ideias da classe dominante passavam a ser aceites na sociedade como naturais e normais. Deste modo, a classe oprimida interpretava as suas experiências e relações sociais e, consequentemente, a ideia deles próprios, a partir um conjunto de ideias que não eram as deles e, portanto não eram só diferentes das suas como se lhes opunham ativamente (Fiske, 1993) — a consciência do indivíduo é estabelecida pela idealização da sociedade inserida, e não pela natureza ou pelas suas características biológicas inerentes.
Em 2009, Chimamanda Ngozi Adichie apresenta na TedTalk "The Danger of a Single Story", as origens e consequências dessa mesma vivência social a partir de uma única perspetiva de uma história que se vai repetindo inconscientemente de geração em geração. Estas perspetivas promovem, numa grande maioria, suposições falaciosas, conclusões precipitadas, e ideias estereotipadas que poderão levar a uma má interpretação de um indivíduo, sociedade, objeto e/ou evento. Apesar de se originar através de mal-entendidos ou, por vezes, ignorância,, também pode surgir intencionalmente, de modo a denegrir diferentes sociedades (preconceito). Essa perceção de representação só é desenvolvido consoante o contexto em que está inserido, começando desde logo desde a infância, onde as pessoas são impressionáveis e vulneráveis (Adichie, 01:43)
Associado ainda a este fenómeno cultural, existe outro fator importante, as dinâmicas de poder estabelecidas numa sociedade — definidas por Max Weber como a capacidade de exercer a própria vontade sobre os outros — capazes não só de propagar a história, como também de perpetuar as suas ideias inerentes. O modo “como [as histórias] são contadas, quem as conta, quando são contadas [e] quantas histórias são contadas” (Adichie, 09:25) impede uma visão mais complexa e consciente do tema abordado, fomentando valores hegemónicos através de ideias pré-concebidas de uma certa sociedade ou evento.
Neste sentido, é possível identificar a influência do poder nas relações pessoais, moldando dinâmicas sociais maiores — como grupos sociais, organizações profissionais e governos —, e que, consciente ou inconscientemente, estrutura toda a comunidade.
Aqui encontra-se o link da TedTalk referida, em caso de interesse:
https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript#t-434835