A imagem modelo Mashup
Muito antes
da digitalização já diversos artistas
experimentaram conjugar diferentes formas artísticas. Através da palavra
escrita, fotografia, ilustração, música e pintura, ultrapassam as suas
fronteiras criando obras de arte inusitadas, no entanto o digital trouxe
consigo um maior alcance das obras e uma maior rapidez na sua divulgação.
Podemos até
repartir e categorizar o mundo digital em vários modelos: o Modelo Mashup, o modelo
Multimédia e o modelo Transmédia- de acordo com as técnicas a que cada artista
recorre para a criação de uma ou várias peças.
O Modelo Mashup é a combinação do que
aparenta ser impossível fundir, criando uma arte que transpassa a realidade como
conhecemos. Assim, através da mistura de meios e objetos distintos surge uma
nova realidade, uma nova forma de arte característica pela sua unicidade. Para
o desenvolvimento do trabalho, irei focar-me no modelo Mashup.
George Segal cria uma obra que mistura
inúmeros objetos para construir a brilhante cadeira de picasso. Para a sua construção,
utiliza gesso, madeira, tecido, borracha e corda. Assim, cria uma cadeira
única, excêntrica.
Segal detém as suas personagens como
esculturas brancas que também se encontram em espaços reais, na rua.
Confrontam-se como vítimas que exprimem a sua solidão, o isolamento, a
melancolia, silêncio e o encerramento. Através destes acontecimentos, o artista
mistura e eleva o realismo americano com a tradição destas suas imagens que
datam o início do século XX, estabelecendo com o objeto mensagens à dimensão
humana e à medida do quotidiano. A sua linguagem é expressiva e surreal
enquanto expõe o homem no seu aborrecimento solitário no seio de mecanismos da
época impostos por um mundo que lhe é estranho.
Com o desenvolvimento das tecnologias, o
acesso a estas práticas cresceram drasticamente. As obras Mashup e Multimédia
são mais fáceis de construir e de expor do que antigamente. Épocas de inovação
tecnológica impulsionaram a criação de inovadoras obras, capazes de alcançar o
inimaginável. Em Dalí Atomicus, Salvador Dali repetiu a mesma fotografia
repetidamente até encontrar a posição perfeita. Com os meios que temos hoje
este processo seria muito mais eficaz. Da mesma forma exemplificando, Segal
poderia utilizar plataformas digitais para confecionar a sua obra mais
eficazmente. No entanto, apenas com o evoluir da tecnologia e da cultura, obtemos
as ferramentas que nos permitem a mais fácil e eficiente construção de matéria
e divulgação de produtos. Não invalidando, os métodos utilizados antigamente
contribuíram para a genialidade das suas obras. Hoje apreciamos a mentalidade
por detrás dos processos criativos dos artistas que conduziram às suas obras
finais. É através da evolução da sociedade, da cultura, dos aspetos económicos
e tecnológicos que conseguimos associar cada época a determinados períodos de
tempo, cada um tão distinto um do outro. Segal, nos anos setenta com as suas expressões modernistas e, a propósito demonstrando, António
Jorge Gonçalves com os seus desenhos efémeros puramente realizados através de
meios digitais que marcam a época revolucionária dos meios tecnológicos em que
nos encontramos.
George Segal, Picasso’s Chair,
1973, Nova Iorque
