Money Trees

Surgido nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque, o Hip Hop revela ser uma cultura popular — um estilo de vida desenvolvido pela junção perfeita entre arte e atitude — considerado uma manifestação cultural e contemporânea, que denuncia diferentes problemáticas do dia-a-dia, tornando-se canal de transmissão de mensagens das mais variadas ordens.

    Na canção “Money Trees” (2012),  Kendrick Lamar reflete sobre o sonho corrente e muito comum na vida de cada indivíduo, a procura obsessiva pelo bem estar económico [Dreams of living life like rappers do]. A ânsia por mais dinheiro, a ideia de uma vida desprovida de dificuldades financeiras tornou-se uma conceção tão presente na sociedade que, por vezes, é associada a comportamentos extremos (e ilegais) com consequências negativas que vão degradando as relações sociais existentes. A ideia de sucesso financeiro tornou-se num pensamento tão incutido desde muito cedo na vida das pessoas, que alcançá-lo torna-se o principal objetivo, não olhando a meios para atingir os fins [They say your hood is a pot of gold / And we gon' crash it when nobody's home].

Na letra, é descrito ainda o poder que o dinheiro tem, e o impacto do mesmo, capaz de alterar completamente os diversos estilos de vida. Contudo, faz igualmente uma crítica à sociedade consumista atual. Nos versos Two bullets in my Uncle Tony head / A Louis belt that never ease that pain, o artista sugere que a riqueza monetária desencadeia um impulso e satisfação momentânea com a compra de bens materiais, frequentemente desnecessários, para aliviar a dor causada por diversos eventos (neste caso, a morte violenta do seu tio).

Apesar da perceção que o dinheiro não é tudo na vida, continua a ser a base de muitos sonhos da sociedade — a procura constante de uma vida melhor, associada diretamente à ideia de salvação dos problemas quotidianos, atingindo a felicidade plena. 

A idealização do sucesso financeiro leva à apreensão de uma realidade ilusória e distorcida desenvolvida pelo próprio indivíduo e não como realmente é, não só ignorando aspetos negativos como exaltando ainda mais os aspetos positivos.





“The Trial of the Chicago 7”, resistência e incorporação

  Um dos mecanismos de auto manutenção do capitalismo tardio é a incorporação cultural . Esta consiste na capacidade da ideologia predominan...